Dra. Maria Regina Moreno Sierra

Cirurgiã-Dentista Especialista em Implantologia Oral - CRO 32.132


O Papel do Dentista    Implantes    Carga Imediata    Enxerto Ósseo    Lentes de Contato Dentais

Facetas Dentais    Restauração em Resina    Clareamento a Laser    Cuidados    Entrevistas


Facetas Dentais

Facetas Dentais são laminados extremamente delgados que se sobrepõe à face externa dos dentes. Uma vez no local, são indistinguíveis dos dentes naturais e executam tão bem quanto estes as funções de morder e mastigar. O procedimento para a sua colocação é simples. A superfície frontal do dente é observada e suas impressões são tiradas. As facetas são artesanais, moldadas com precisão a partir da máscara obtida. Em uma segunda visita ao consultório as facetas são unidas a seus dentes e seu sorriso novo está concluído.

Com facetas dentais é possível obter-se, de forma rápida e fácil, um belo sorriso com aspecto natural. Dentes arredondados, lascados ou descoloridos podem ser tratados, com este método rápido e versátil, melhorando drasticamente a aparência dos dentes. Facetas também podem fechar espaços entre dentes (diastema) quando a ortodontia não é indicada, o que resulta em um novo e lindo sorriso.

Facetas são obtidas pela sobreposição de camadas de material (normalmente porcelana), destinadas a cobrir a parte frontal dos dentes como uma casca, e são extremamente duráveis, resistentes a manchas e de fácil manutenção. As facetas são como um novo esmalte colocado sobre os dentes, Existem dois tipos principais de folheados dentais usados atualmente. Sua escolha vai depender de vários fatores, sendo o custo e a durabilidade os principais deles:

Facetas de porcelana - Este é o material tradicional, e hoje são feitas de um material translúcido de cerâmica, que produz uma aparência branca brilhante e natural. Facetas laminadas de porcelana são as de maior durabilidade e são também as mais caras.

Facetas de composite - Uma nova técnica utiliza resinas compostas como material folheado. Este processo pode às vezes ser aplicado diretamente na boca, bem como indiretamente, como facetas de porcelana, quando os folheados dentais são moldados fora do consultório e aplicados num momento posterior. A resina é normalmente um pouco mais barata, mas de menor durabilidade.

Duas das principais vantagens das facetas de porcelana sobre outros tipos de colagem dentária cosmética são:

• Facetas laminadas de porcelana criam uma aparência de dente muito realista;

• Os folheados da porcelana resistem a manchas.

Quais os problemas dentários para os quais as facetas podem ser indicadas?

• Desgaste do esmalte - ao longo do tempo o esmalte branco e duro, que é a cobertura dos dentes, pode ficar gasto, descolorido e com rachaduras e desníveis.

• Genética - algumas pessoas nascem com espaços entre os dentes que se amplia com a idade.

• Dentes irregulares causados por bruxismo.

As facetas são a indicação correta para você?

Há uma série de problemas dentários que podem ser resolvidas com sucesso através das facetas.

Em alguns casos, facetas são bem sucedidas quando outros tratamentos não são apropriados, por exemplo, para a descoloração que não responde ao clareamento ou quando o paciente não responde a outro tratamento para para corrigir dentes tortos ou espaços entre eles.

No geral, no entanto, facetas são um tratamento muito versátil, proporcionando um sorriso mais brilhante e mais branco mas absolutamente natural.

  Dra. Maria Regina Moreno Sierra - Dentista Especialista em Implantes

Cirurgiã Dentista
Especialista
em Implantologia Oral desde 1997


Professora do Curso de Especialização em Implantologia Oral da Escola de Aperfeiçoamento Profissional
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, SBC, São Paulo


Professora Assistente do Curso de Implantologia da Fundação para o Desenvolvimento Científico Tecnológico para a Odontologia, FUNDECTO, USP-SP, de 1995 a 2002


Agendamentos de Consultas
Tel (11)
2294.2776


Consultório
R. Visconde de Itaboraí, 422,
Tatuapé, São Paulo



A três quadras do Metrô Tatuapé e a duas quadras da Radial Leste ou da praça Silvio Romero


Acesso fácil para moradores do Belém, Belenzinho, Jardim Anália Franco, Vila Carrão, Vila Formosa e Água Rasa


Exibir mapa ampliado

aPaReCe - Quem é Vivo Sempre aPaReCe