Dra. Maria Regina Moreno Sierra

Cirurgiã-Dentista Especialista em Implantologia Oral - CRO 32.132


O Papel do Dentista    Implantes    Carga Imediata    Enxerto Ósseo    Lentes de Contato Dentais

Facetas Dentais    Restauração em Resina    Clareamento a Laser    Cuidados    Entrevistas


Carga Imediata

0 século XX foi marcado por avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e impressionantes. Descobertas continuam ocorrendo ainda hoje, nas mais variadas áreas da sociedade, sempre visando a melhoria dos serviços prestados. Na odontologia não poderia ser diferente. Os avanços servem tanto ao dentista, para atender melhor e com mais precisão, quanto aos pacientes, que podem optar por tratamentos mais rápidos e com menor incômodo.

Popularmente conhecido por implante de carga imediata ou implante do mesmo dia, este procedimento de reposição de dentes tem um histórico de sucesso e uma grande durabilidade.

Os benefícios para o paciente são notáveis:

  • O pocesso de osseointegração ocorre normalmente.

  • Não há uma longa espera para a colocação da prótese.

  • O paciente espera a osseointegração com os dentes em posição.

  • As características do implante utilizado possibilitam a carga imediata, desde que devidamente indicado.

O procedimento normal consiste na colocação do implante e numa espera de 4 a 6 meses para reabilitação protética. Já com a carga imediata, em uma única sessão, o paciente recebe o implante e o dente, reabilitando-o funcional e esteticamente.

Há casos em que se associa nesta mesma sessão a extração do dente em questão - o que deve ser criteriosamente analisado e avaliado pelo profissional, se o paciente é indicado ou não para este procedimento. São necessários exames complementares para uma indicação mais precisa: radiografia panorâmica, tomografia computadorizada e, acima de tudo, um bom exame clinico.

A primeira das fotos de tratamento mostra dentes anteriores que se apresentam comprometidos e precisam ser substituídos. As escolhas e opções foram discutidas, e o paciente estava ciente da possibilidade de perda óssea e do longo tempo do tratamento.

 

 

 

A segunda foto desta série mostra a preparação e a inserção dos implantes. Note que o tecido gengival de cada implante também foi preparado. Os implantes adequados são inseridos na mandíbula, com abutments que estão adaptados para a nova prótese.

 

 

 

Foi seguido o protocolo de Branemark, com a colocação de 6 implantes que suportarão uma prótese fixa de 10 elementos parafusados.

 

 

Nossos pacientes são instruidos para que tenham cuidados com a nova prótese e são avisados para que evitem certos alimentos mais duros durante o período de cicatrização.

 

 

 

 

A última foto bem como a foto do topo mostram o aspecto final da cirurgia e da adaptação da prótese.

 

 

Vale lembrar que a carga imediata veio incrementar o planejamento do dentista como mais uma opção de tratamento, não substituindo todos os outros procedimentos já consagrados, cabendo ao profissional usar do conhecimento e experiência para indicar o melhor procedimento.

  Dra. Maria Regina Moreno Sierra - Dentista Especialista em Implantes

Cirurgiã Dentista
Especialista
em Implantologia Oral desde 1997


Professora do Curso de Especialização em Implantologia Oral da Escola de Aperfeiçoamento Profissional
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, SBC, São Paulo


Professora Assistente do Curso de Implantologia da Fundação para o Desenvolvimento Científico Tecnológico para a Odontologia, FUNDECTO, USP-SP, de 1995 a 2002


Agendamentos de Consultas
Tel (11)
2227.2070  


Consultório
R. Visconde de Itaboraí, 462,
Tatuapé, São Paulo



A três quadras do Metrô Tatuapé e a duas quadras da Radial Leste ou da praça Silvio Romero


Acesso fácil para moradores do Belém, Belenzinho, Jardim Anália Franco, Vila Carrão, Vila Formosa e Água Rasa


Exibir mapa ampliado

aPaReCe - Quem é Vivo Sempre aPaReCe